O QUE É NR-12?

A NR-12 é uma norma regulamentadora onde define as técnicas, procedimentos e medidas de proteção para operadores de máquinas e equipamentos, a norma adota ordem de prioridade de segurança em sua aplicação.

Nosso comprometimento com clientes e parceiros, consiste não só na conscientizaçao referente as novas normas de segurança, mas principalmente em desenvolver projetos de adequação que possam garantir a integridade física dos operadores, além de livrar as indústrias de serem penalizados por responsabilidade cível, criminal e/ou social.





O empregador deve manter inventário atualizado das máquinas e equipamentos com todas as devidas identificações, elaborado por um engenheiro responsável ou profissional legalmente habilitado. Toda a documentação referida neste norma, inclusive o iventário previsto no item 12.153, deve ficar disponível a fiscalização do Ministério do Trabalho.






Antes de todo processo de adequação de Máquinas e Equipamentos NR-12, é imprescindível uma apreciação de riscos, onde serão levantados os pontos críticos de cada equipamento, e as não conformidades técnicas de componentes e painéis elétricos.

A partir desta análise será determinado quais são os dispositivos de segurança que estas máquinas devem dispor, elaborando assim um plano de ação específico a sua necessidade.










Após apreciação de riscos, o engenheiro responsável legalmente habilitado da equipe Prefer Safety, inicia a elaboração do plano de ação, com projetos elétricos e mecânicos que apliquem aos requisitos da norma NR-12.

Todos os projetos elaborados deverão estar acompanhados de suas respectivas ART’s (anotação de responsabilidade técnica), e deverão garantir que as soluções propostas atendam aos requisitos de segurança NR-12, além da legislação nacional e internacional vigentes.






Durante a execução do projeto, nossa equipe altamente qualificada, efetua uma implantação rápida, sem prejuízos em sua produção.

Garantindo prioritariamente a aplicação de cada item que precisa ser modificado, tudo criteriosamente executado, de forma a atender com perfeita harmonia o que especifica a norma regulamentadora NR-12.










Ao término das instalações e treinamentos, será emitido um laudo de segurança com a respectiva ART, validando os sistemas instalados no equipamento, para que o mesmo possa ser inspecionado pelos órgãos competentes e liberados para operação.

Todas as alterações feitas, bem como diagramas, desenhos, ART’s e demais documentações, deverão compor o “databook” do equipamento, e devem permanecer disponível em caso de fiscalização.








O Treinamento NR-12 para colaboradores, apresenta as principais inovações introduzidas pela norma, dispositivos instalados, capacitação para implantação, manutenção e execução das atividades com maior segurança, preparando os trabalhadores para utilização de novas tecnologias, metodologias e equipamentos em conformidade com as normas reguladoras (NR´s) do Ministério do Trabalho.

- Carga Horária: Treinamento NR-12 Máquinas e Equipamentos

- Capacitação participantes com experiência – Carga horária mínima = 24 horas/aula

- Atualização(Reciclagem) – Carga horária mínima = 08 horas/aula